Ações de saúde para a população de Soure

Ações de saúde para a população de Soure


A ação de saúde do Governo Por Todo o Pará começou nesta sexta-feira (9), em Soure, e segue até este sábado (10), com a oferta de diversos serviços, entre eles, consultas em clínica médica, cardiologia, ginecologia e odontologia, além de atendimentos com médicos oftalmologistas – um serviço até então inédito entre os ofertados pelo programa. A estimativa é que cerca de 900 pessoas sejam beneficiadas somente na área oftalmológica. 


A população ainda tem à disposição vacinas, exames especializados, como mamografia e preventivo, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, emissão de carteira do SUS e atendimento jurídico. 
Os serviços estão sendo oferecidos no navio auxiliar Pará, da Marinha do Brasil, que está atracado no trapiche da orla da cidade. A parceria foi definida em reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, e o comandante do IV Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto. 
Na manhã desta sexta-feira, ao conferir o trabalho realizado durante o primeiro dia da ação, Alberto Beltrame falou sobre a parceria com a Marinha. "É muito importante. Ela (Marinha) nos dará apoio no atendimento da população, para obter mais informações sobre o perfil epidemiológico e, assim, definir melhor os objetivos e metas de futuras ações destinadas às populações ribeirinhas". 
A ação ocorre de 8h às 18h. "Nós viemos com 100 profissionais das áreas da saúde pra dar esse suporte. A nossa missão é atender a população que tanto precisa desses atendimentos; a procura está grande! Quem precisar seguir com algum tratamento, por exemplo, será encaminhado para a rede de saúde do município", disse a coordenadora da ação pela Sespa, odontóloga Alessandra Amaral. 

No decorrer do atendimento, a população também pode participar de palestras sobre saúde do homem e da mulher, conscientização sobre a saúde bucal, além de ações de prevenção aos acidentes de motor de barco com escalpelamento. "Isso não acontece faz muito tempo por aqui e nós precisamos muito de serviço e atenção pra saúde. Estou aproveitando pra fazer tudo o que eu puder", disse o morador Valdemir Souza, um dos pacientes atendidos.
 Veja as Matérias em Vídeos: Canal Portal Marajó Noticias

Postar um comentário

0 Comentários