Fazer exercícios pode aliviar a ansiedade?

Fazer exercícios pode aliviar a ansiedade?


Muita gente que sofre com a ansiedade já deve ter ouvido o conselho de fazer exercícios para se sentir melhor. Mas será que isso é verdade? Segundo o blog da Faculdade de Medicina de Harvard, sim. "Mexer o corpo pode ser a melhor solução não medicamentosa para prevenir e tratar a ansiedade", escreve o psiquiatra John Ratey em um artigo do blog.

Ele explica que muitos estudos mostram que fazer exercícios aeróbicos é uma boa. Andar de bicicleta, dançar ou caminhar são algumas das atividades indicadas para quem sofre de ansiedade crônica –e também para quem apenas está passando nervoso porque tem um compromisso importante pela frente.

Esse tipo de atividade física ajuda os ansiosos porque distrai a mente, relaxa a tensão muscular e ativa uma área do cérebro que controla a amígdala, que é a encarregada de reagir a ameaças reais ou imaginárias. Além disso, acelerar o coração mexe com a química do cérebro e aumenta a disponibilidade de substâncias que reduzem a ansiedade, como a serotonina.



Quanto mais exercício, melhor: um estudo mostra que os ansiosos com maior nível de atividade física estavam mais protegidos dos sintomas da ansiedade do que as que faziam menos exercícios.
Para completar, algumas dicas de Ratey para maximizar os benefícios dos exercícios contra a ansiedade são escolher uma atividade prazerosa, aumentar a frequência cardíaca, treinar com amigos e se exercitar em uma área verde, para reduzir ainda mais o estresse.

Postar um comentário

0 Comentários