Os melhores esportes para ganhar resistência

Os melhores esportes para ganhar resistência


A resistência é a capacidade de manter um esforço de intensidade sustentada ao longo do tempo. Trata-se de uma das chaves para melhorar o desempenho em qualquer modalidade esportiva que for praticada e existem várias opções, então você pode escolher entre os melhores esportes para ganhar resistência o melhor para você.



O treino de resistência constitui um tipo de treinamento complementar que não deve ser negligenciado na preparação física. Sem dúvida, todos os esportes são bons para ganhar resistência, embora alguns sejam melhores para fortalecer o sistema cardiovascular.

Esses esportes, se praticados regularmente, podem ajudar a multiplicar o desempenho, superar o estresse e melhorar a saúde do coração. Assim, você não só terá mais energia, como também terá uma melhor performance.



De qualquer forma, a regularidade é uma das chaves para o sucesso. O ideal é praticar um esporte de resistência a cada dois dias. Certamente, você deve se certificar de escolher um esporte do qual você goste, para que a motivação permaneça intacta.

Porém, antes de iniciar os treinos de condicionamento e resistência, faça um breve aquecimento aeróbico para que o sangue possa fluir e também para preparar os músculos para os exercícios. Dessa forma, você poderá evitar lesões.

Quais são os melhores esportes para ganhar resistência?

1. Natação

Se há um esporte para ganhar resistência a ser destacado, é a natação.  A sua principal vantagem é a de ser menos prejudicial para as articulações. Além disso, a natação é um exercício extremamente completo, de tal forma que ela também permite queimar muitas calorias.

É aconselhável treinar pelo menos duas ou três vezes por semana para alcançar os resultados desejados. Isso permitirá melhorar o desempenho não apenas na natação, mas também em outras modalidades.

Durante os treinos, tente aumentar o ritmo e reduzir o tempo de recuperação entre cada série. Também é recomendável alternar entre os diferentes estilos de natação, pois cada um deles permitirá que você trabalhe diferentes músculos do corpo.

Em geral, a natação serve para fortalecer todos os músculos do corpo graças à resistência da água e, ao mesmo tempo, ela também é recomendada para os atletas que têm problemas na coluna.

2. Correr

Correr na cidade ou em qualquer outro lugar é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de fazer cardio e ganhar resistência.

Correr é uma atividade muito popular, devido à sua simplicidade e porque ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades e formas físicas. De fato, um par de tênis é o único equipamento realmente necessário para praticá-la.

Porém, para melhorar o funcionamento cardiovascular e ganhar resistência, é essencial variar o ritmo e a intensidade durante o esforço. Isso porque é possível correr no mesmo ritmo durante toda a corrida, mas o ideal é variar entre a velocidade contínua e a aceleração.

É necessário sempre terminar o treino trotando durante alguns minutos, para então caminhar e, finalmente, finalizar com uma boa sessão de alongamento.

3. Ciclismo

O ciclismo de longa distância é uma ótima opção para melhorar a resistência e queimar calorias. Além disso, também é uma atividade muito saudável que pode ser praticada em todas as estações do ano e que permite queimar muitas calorias.

Trata-se de um exercício perfeito para cuidar do coração e da saúde em geral. Isso ocorre porque ele permite que uma alta frequência cardíaca seja rapidamente alcançada, o que é suficiente para queimar gordura e melhorar o sistema cardiovascular.

Na bicicletao peso corporal é distribuído de maneira mais uniforme, causando assim menos traumas para as articulações e a coluna do que a corridaprincipalmente para quem está acima do peso.
Como se isso não bastasseos músculos exigidos por esse esforço são as coxas, os isquiotibiais e as panturrilhas, o que representa uma grande parcela da parte inferior do corpo.

O melhor de tudo é que é possível variar a velocidade e a intensidade do treinamento. Então, se você ainda não tem uma bicicleta, talvez seja hora de comprar uma!



Finalmente, lembre-se de que, se você quiser melhorar a sua resistência, é importante deixar o seu corpo descansar. O cansaço prejudica o desempenho e reduz a resistência física. Assim, caso você seja iniciante, você não deve realizar mais de três treinos de resistência por semana.

Caso contrário, você corre o risco de esgotar o seu corpo, além de se expor a uma maior possibilidade de sofrer lesões. Finalmente, é sempre aconselhável beber bastante água se você for fisicamente ativo e quiser aumentar a sua resistência através do exercício.


Veja Matérias em Vídeos: Canal Portal Marajó Noticias

Postar um comentário

0 Comentários