Mulher é presa por abandono de crianças e grávida de 13 anos é achada em bar de Outeiro

Mulher é presa por abandono de crianças e grávida de 13 anos é achada em bar de Outeiro

Uma mulher presa por abandonar duas crianças em casa enquanto saiu para beber, um homem foi preso por vender bebidas a menores, e uma adolescente de 13 anos, grávida de quatro meses, também foi resgatada e retirada de um bar em Outeiro. Esses são alguns dos casos listados pelo balanço da ação preventiva da Prefeitura de Belém e da Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci que se estendeu de sexta (24) a este domingo (26) pelos distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém.
A ação, que teve inicio por volta das 22h da sexta, envolveu 65 agentes de proteção do Conselho Tutelar de Outeiro e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social de Outeiro (Cras) de Outeiro e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) José Carlos Pacheco Dias.




Durante os três dias da ação, as equipes percorreram os distrito de Icoaraci e Outeiro, em busca de infrações à legislação de proteção da infância e da juventude e orientando a população sobre possíveis casos de violação de direitos, com foco em medidas preventivas.


Menor achada em bar

Na primeira noite de operação, na sexta-feira (24), os agentes encontraram uma adolescente de 13 anos, grávida de quatro meses, em um bar no bairro do Fama, em Outeiro. Desacompanhada e sem documentos, a adolescente foi encaminha ao Conselho Tutelar.

“Estamos com uma situação delicada. A adolescente está gravida, não está sendo acompanhada no pré-natal e em nenhum outro programa assistencial público. Vamos conduzir a adolescente ao Conselho Tutelar e convocar o responsável para os procedimentos legais”, informou a agente Maria de Belém, Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci. O local foi autuado.
Abandono de crianças

Já no sábado, 25, uma mulher foi presa em fragrante, atuada pelo crime de abandono de incapaz. “Por volta das 3h da manhã, recebemos a denúncia que duas crianças estavam sozinhas em uma casa no bairro Água Boa e nos dirigimos ao local”, contou o conselheiro Alessandro Corrêa.
Chegando ao local, os agentes encontraram as duas crianças, uma com 5 anos e outra com 8 meses. “As crianças foram resgatadas e foram encaminhadas ao conselho. No final do resgate a mãe apareceu. Ela aparentava estar alcoolizada. Foi presa e conduzida a delegacia de policia de Outeiro”, detalhou Corrêa.

Bebida vendida a menores 

Perto dali, um homem que vendia bebida alcoólica para adolescentes foi preso em fragrante e teve e seu estabelecimento autuado. “Durante as abordagens, orientamos os responsáveis sobre a importância de evitar a presença de adolescentes em bares e nas ruas fora do horário adequado”, contou Maria de Belém.


“Esta é a primeira de muitas ações preventivas. Por meio das rondas, conseguimos encontrar casos delicados e dar um direcionamento legal para garantia dos diretos de crianças e adolescentes de Icoaraci e Outeiro”, avaliou a conselheira tutelar Rafaela Tavares.

A operação, que se encerrou neste domingo (26), contou ainda com apoio de agentes de segurança da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar, da Administração Regional do Outeiro (Arout) e do Conselho Tutelar de Icoaraci (com informações da Agência Belém).

Envie informações, denúncias, vídeos e imagens para o WhatsApp do Portal 09199248-5291 


Postar um comentário

0 Comentários