Agentes penitenciários são capacitados em escolta tático profissional

Agentes penitenciários são capacitados em escolta tático profissional

O Estado do Pará tem agora 43 agentes penitenciários com novas capacitações técnicas.  A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) do estado de Minas Gerais, por meio de seu Comando de Operações Penitenciárias (COPE), realizaram a formação da primeira turma do Curso de Capacitação de Escolta Tático Prisional, na tarde desta sexta-feira (28), em Belém.

Foram feitas aulas teóricas e práticas desenvolvidas na Escola de Administração Penitenciária (EAP) e no desativado Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), localizado em Santa Izabel. O projeto foi ministrado pelos agentes Alfredo Shimada, Rodrigo Padilha, Itamar Prado e José Romão do COPE de Minas Gerais.  

O curso teve instruções sobre o embarque e desembarque, transporte de custodiados, algemação, bloqueio e desbloqueio de vias, transposição de armamentos, ações contra emboscada, entre outros, além de estudos sobre as questões legais e institucionais que envolvem a atividade. 
O Coordenador do curso, José Romão, da SEAP MG, sente-se satisfeito e agradecido com o resultado da preparação. “Nós vamos fazer mais, esse é só o primeiro. Nós vamos qualificar bastante os agentes do Pará para chegarmos a excelência”, relata.

Os agentes penitenciários que participaram da formação são integrantes da Central de Triagem Metropolitana I (CTM I), Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), Central de Triagem Metropolitana IV (CTM IV), Centro de Reeducação Feminino (CRF), Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II) e Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I). Eles fazem parte da primeira turma de agentes concursados do edital C – 199. 
Para o Agente Prisional Machado, participar do curso foi extremamente satisfatório. “Nós podemos agregar no nosso currículo, algo grandioso e imensurável. Nós temos visto o esforço da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, na pessoa do secretário Jarbas Vasconcelos e do professor Arroyo. Eles têm se esforçado cada vez mais para trazer especialização aos agentes prisionais e isso é gratificante para nós”.  
O Diretor da Escola de Administração Penitenciária, João Cláudio Arroyo, considera o curso de capacitação com uma grande importância para a segurança do estado, colocando a SEAP Pará em nível nacional. “Também estamos trabalhando para desenvolver o projeto EAP itinerante que vai levar formação especifica para cada casa penal e com isso fazer com que a gestão penitenciaria se qualifique cada vez mais e alcance segurança para dentro do sistema e para fora para sociedade”, finaliza.  
O Curso de Capacitação Tática em Escolta Armada é mais uma das ações da SEAP que promovem melhorias e maior controle do estado sobre o cenário prisional, por meio de padronização e profissionalização de ações.
 Envie informações, denúncias, vídeos e imagens para o WhatsApp do Portal 09199248-5291 



Postar um comentário

0 Comentários